terça-feira, novembro 14, 2006

Determinação da Dureza Cálcica de uma Água


A dureza total de uma água está relacionada com a quantidade de iões cálcio (dureza cálcica) e magnésio (dureza magnesiana) nela presentes. Neste trabalho, determinámos a dureza cálcica através de uma volumetria de complexação, tendo como titulante uma solução de EDTA
0,01 M. O indicador usado foi o murexide, que preparámos triturando 0,2 g deste reagente puro com 100 g de cloreto de sódio, previamente seco na estufa e arrefecido num exsicador.







P.S. Andreia, fico à espera "daquela" fotografia! :)

3 Comments:

At sexta-feira, novembro 17, 2006 10:03:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Consege adivinhar quem eu sou?
As cores utilizadas nesta actividade expermental são mesmo a minha cara? beijoka...

 
At quarta-feira, novembro 22, 2006 8:48:00 da tarde, Blogger Prof. Bá said...

Ora quem, será...? Hummm... Será uma loirita de olho bonito? ;)

 
At domingo, novembro 26, 2006 6:46:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quem poderá ser a loirinha de olho bonito??=) por acaso estas cores da actividade experimental são a minha cara mas não fui eu que escrivi o comentário =) (Apenas comentei porque sou loirinha e modestia á parte ate tenho uns olhos bonitinhos =p

Beijão gande da Sílvia

 

Enviar um comentário

<< Home


Number of online users in last 3 minutes


Ana, Cláudia, Daniela, Pipa, Gi, Gonçalo, Li, Paula Amaral, Rute, Sílvia, Tatiana, Tiago, Tita, Cinda, Paula Trindade e Andreia.

Porque razão os ursos brancos se dissolvem bem em água?
Porque são polares! :)