Determinação de Cloretos num Sal de Cozinha pelo Método de Mohr
Primeiramente, foi necessário preparar soluções de Nitrato de Prata e padronizá-las. No primeiro turno, tal tarefa coube ao Gonçalo; no segundo, à Sílvia e à Tatiana.
Ensaio a branco
Titulação de padronização do Nitrato de Prata
Para a padronização da solução de Nitrato de Prata, foi necessário uma solução de Cloreto de Sódio, a qual foi preparada pela Cinda e pela Cláudia (primeiro turno) e pelo grupo da Pipa, Tiago e Andreia (segundo turno).
Pesagem do Cloreto de Sódio
Por fim, depois de padronizado o Nitrato de Prata, efectuaram-se as titulações que permitiram determinar o teor de Cloretos numa amostra de sal de cozinha.
Realização de um ensaio de titulação
Turno 2
Vários momentos do trabalho
O Método de Mohr diferencia-se dos demais métodos de volumetria de precipitação pela formação de um segundo precipitado cor-de-tijolo, o qual funciona como indicador do ponto final da titulação e ocorre logo após a precipitação completa do precipitado branco de Cloreto de Prata.
Precipitados branco e cor-de-tijolo
Por fim, relembro que os cálculos do teor de cloretos são para ser apresentados e discutidos na aula da próxima 2ª Feira. Quem tiver dúvidas, reveja a resolução dos problemas da última aula teórico-prática.
5 Comments:
Nossa, se vc escrevem "ião" ao invés de "ion"..imagino a qualidade desse ensino dessa faculdade....é importante saber português também e não só química!!!
ião essa foi boa hein..
Caro anónimo,
Em Português, de Portugal, a palavra correcta é mesmo ião...como catião, anião, protão, neutrão, electrão, etc.
Compreendo que este ditongo seja difícil de pronunciar para os brasileiros... é meio nasalado. Mas é a forma correcta, de facto.
O que me espanta não é você dizer ion... o que me espanta é você não saber que por cá se diz ião! Em que planeta vive?! :)
Olá
também fiz a mesma pratica
uma com o NacL
Outras com giz, e com giz + sal
só que eu não sei fazer os cálculos
para achar a concentração de Cl- em cada solução
vcs poderiam me ajudar :)
de facto é importante saber português, por isso, faz um favor a ti próprio e aprende a falar e a escrever correctamente antes de insultares quem quer que seja. Visto que no Brasil se fala português e não brasileiro, aprende com quem sabe ;)
lolol
Estes/tas zucas...Burros
Enviar um comentário
<< Home