Retículo Endoplasmático - Estruturas membranares, dobradas sobre si mesmas, e que podem possuir, na sua superfície, pequenas partículas denominadas ribossomas. A principal função dos retículos endoplásmáticos rugoso (com ribossomas) e liso (sem ribossomas) é, respectivamente, a síntese proteica e a síntese de lípidos e hidratos de carbono.
Mitocôndias - Centro do processo respiratório da célula, onde ocorre a síntese de energia (ATP). (Paula Amaral)
Aparelho de Golgi - Centro de armazenamento de substâncias sintetizadas pela célula (proteínas, hidratos de carbono, lípidos, etc.), as quais são transportadas em pequenas vesículas. (Daniela)
Lisossomas - Organelos que têm como função a degradação de materiais provenientes do meio extracelular, assim como de componentes celulares envelhecidos. (Gonçalo)
Peroxissomas - Pequenas vesículas membranosas que se formam no retículo endoplasmático liso e participam na formação de água oxigenada, cujo excesso será destruído pela catalase. O peróxido de hidrogénio elimina agentes nocivos, como o etanol, e mata alguns microrganismos. (Andreia)
Centrossomas - Estruturas microtubulares, constituídas por centríolos, que se espiralizam durante a divisão celular e que têm a função de originar novas células. (Pipa)
Núcleo - Estrutura celular onde se encontra a informação genética que será transmitida às novas células. É composto por nucleoplasma, nucléolo, membrana nuclear e poros nucleares. (Li)
Flagelos e Cílios - Organelos de locomoção da célula e que se encontram na sua superfície celular. Os cílios são curtos e aparecem em maior número, enquanto os flagelos são mais longos e, nalguns casos, surgem isolados.
Célula Eucariótica Vegetal
http://www.cientic.com/imagens/celvegetal1.jpg
Parede Celular - Estrutura fina de revestimento externo, dotada de resistência, que confere protecção e sustentação à célula. (Gi)
Plasmodesmos - Microtubos que atravessam as paredes celulares, criando pontes citoplasmáticas de alimentação da célula. (Rute)
Clorosplastos - Organelos de estrutura laminar, presentes nas células das plantas e algas. São ricos em clorofila e responsáveis pela cor verde das plantas uma vez que é nos cloroplastos que se realiza a síntese de ATP e a fotossíntese. (Tiago)
Vacúolos - Organelo presente nas células animais e vegetais mas nestas em grande número e com uma dimensão superior, podendo ocupar uma grande percentagem da célula. Tem como função a sustentação da célula e funciona como um reservatório de suco vacuolar, que contém água, sais, pigmentos, açúcares, etc. (Paula Trindade)