quarta-feira, maio 31, 2006

Notas da ficha de Química Aplicada


Aqui ficam as notas da "ficha surpresa" de hoje.

Nº 1697 - 13.1
Nº 1699 - 7.7
Nº 1700 - 6.2
Nº 1702 - 15.4
Nº 1703 - 16.2
Nº 1704 - Faltou
Nº 1705 - 10.5
Nº 1708 - 11.6
Nº 1709 - 16.9
Nº 1710 - 13.1
Nº 1711 - 14.6
Nº 1712 - 14.6
Nº 1713 - 10.3
Nº 1714 - 18.5
Nº 1715 - 18.5
Nº 1724 - 15.4

Já sabem que, de vez em quando, lá aparece uma avaliação surpresa... mas as notas até foram boas :)

terça-feira, maio 30, 2006

O rescaldo



24 de Maio de 2006


Pavilhão do Conhecimento

Ciência Viva

Parque das Nações

Professoras Bárbara e Catarina

Turmas 57, 51 e 53

Muita diversão

Algumas "Cowzinhas"

Muitas experiências interactivas


A fotografia da praxe, em frente do Pavilhão do Conhecimento


Vamos lá ver quem se consegue molhar mais ;)



Nas luzes da ribalta ;)


Procura-se gang de miúdas giras.

Desapareceram do Monte de Caparica e foram

vistas, pela última vez, no Parque das Nações ;)


Rute, equilibrista destemida! :)


Explorando... o Exploratorium!


A brincar também se aprende!


A Vaca Alada :)

segunda-feira, maio 29, 2006

Música, maestro!


Aqui fica uma música que imagino ser do vosso agrado.
Sim, porque um blog com embalo musical é outro luxo ;)


sábado, maio 20, 2006

Visita de Estudo


É já na próxima 4ª Feira que vamos explorar o Centro Ciência Viva do Parque das Nações. Várias são as exposições interactivas que nos esperam e que alguns de vós até já espreitaram no site do Pavilhão do Conhecimento.

Mas, simultaneamente, aguarda-nos outra visita interessante - a Cow Parade! É que algumas das vaquinhas estão expostas na Estação do Oriente e no Parque das Nações. Por isso, esta visita de estudo será um "dois em um"!


Para vos abrir o apetite, aqui fica a Portucow, patrocinada pela SIC, e que se encontra no Rossio. Aqui a "stôra" não resistiu à tentação e já andou a fazer amizade com algumas delas ;)

quinta-feira, maio 18, 2006

Xutos e Pontapés... no Português!


Há uns 6 ou 7 anos, quando um aluno me escreveu num teste a palavra ISATO (sim, queria escrever EXACTO!), pensei que nunca mais seria surpreendida por outra palavra com 3 erros.

Puro engano! Depois dessa, já outras duas palavras com 3 erros me passaram pelas mãos: OMOGENIO (deve ser um génio qualquer que lava a roupa com Omo! Looool) e IPOTECE (HIPÓTESE, para quem não tenha percebido!).

E se não há duas sem três, também não há três sem cinco! E, depois de corrigir este último teste de AQ, juntei mais duas dessas palavras à minha lista : PERSIÇÃO (palavra sem PRECISÃO alguma!) e DUZIAR (DOSEAR... às dúzias, pois!).

Aqui fica, então, esta chamada de atenção - sem qualquer identificação dos autores, claro! - apenas para que todas estas palavras, tão frequentemente usadas em Química, sejam mais acarinhadas de futuro. A Língua Portuguesa agradece! :)

quarta-feira, maio 17, 2006

Notas do Teste de AQ - Módulo 4


Aqui estão elas, fresquinhas, acabadas de corrigir! ;)


Nº 1697 - 16.6
Nº 1698 - Faltou
Nº 1699 - 12.5
Nº 1700 - 9.3
Nº 1702 - 10.9
Nº 1703 - Faltou
Nº 1704 - Faltou
Nº 1705 - 12.4
Nº 1708 - 9.5
Nº 1709 - 15.5
Nº 1710 - 11.0
Nº 1711 - 18.0 - Muito bem! :)
Nº 1712 - 10.9
Nº 1713 - 8.4
Nº 1714 - 16.0
Nº 1715 - 16.0
Nº 1724 - 11.5

Os alunos que obtiveram nota negativa poderão fazer uma ficha de recuperação no mesmo dia em que a Sofia, a Gi e o Gonçalo vierem fazer teste.

Células Procarióticas - Bactérias e Cianobactérias


As células procarióticas são mais simples do que as eucarióticas, não possuindo mitocôndrias, aparelho de Golgi e outros organelos celulares que se encontram presentes nas células mais complexas. De qualquer forma, o que mais as distingue é que as células procarióticas não possuem membrana nuclear. A informação genética encontra-se no citoplasma, constituindo o nucleóide. (Tita)

Por vezes, a rodear a parede celular, ainda possuem uma cápsula, estrutura protectora adicional.



Cianobactérias - Microorganismos de estrutura idêntica à de uma bactéria. Realizam a fotossíntese sem a presença de cloroplastos, uma vez que possuem lamelas fotossintéticas. Algumas espécies são fixadoras de nitrogénio (azoto) e outras produtoras de toxinas. Reproduzem-se facilmente em águas poluídas por substâncias orgânicas e, por isso, são bons indicadores do nível de poluição das águas. (Cláudia)

domingo, maio 14, 2006

Só para lembrar que...


O próximo teste de Análises Químicas (Módulo 4 - Análise Quantitativa) é já na 3ª feira, das 11 h às 13 h. Aqui ficam os conteúdos que foram leccionados nas aulas e que serão abordados no referido teste:

- Finalidade da Análise Quantitativa

- Métodos de Análise Quantitativa (Químicos e Instrumentais)

- Tipos de Erros de Medição em Análise Química Quantitativa (Sistemáticos, Acidentais e Grosseiros)

- Precisão e Exactidão em Análise Quantitativa

- Tratamentos de Resultados em Análise Quantitativa (Rejeição de Valores Discrepantes e Cálculos de Valores Médios)

Estudem bem as folhas teóricas do módulo e resolvam novamente a ficha de exercícios que trabalharam na aula.

A aula de 2ª Feira do primeiro turno será dada numa sala normal (não é preciso bata) e estará também aberta aos elementos do segundo turno, caso já tenham mais dúvidas para me colocar.

Bom estudo!

sexta-feira, maio 12, 2006

Sugestão para o Fim-de-Semana


Desde Fevereiro que os visitantes do Pavilhão do Conhecimento (Centro Ciência Viva do Parque das Nações) podem experimentar "voar" de bicicleta a 6 metros de altura e atravessar toda a principal sala de exposições apenas sobre um cabo de aço!


Foi colocada uma rede bem esticada por baixo do arame resistente mas garante-se que ninguém vai chegar a cair nela - nem mesmo se não souber andar de bicicleta!

Isto porque a força da gravidade, que devia fazer cair o conjunto pessoa+bicicleta, é aqui usada, de forma engenhosa mas muito simples, para o manter estável mesmo que haja um certo desequilíbrio!


Este módulo interactivo vai passar a fazer parte da oferta permanente deste Centro Ciência Viva.

quinta-feira, maio 11, 2006

Sai um Elogio para a Turma 57!


Por vezes, nos intervalos em que preguiçamos juntos ou nas aulas de laboratório em que temos de aguardar pacientemente pelo final de uma reacção, oiço-vos dizer que a EPED é uma escola muito diferente daquelas por onde já passaram. Que é uma escola bem cuidada, limpa, bonita; que os funcionários são simpáticos, prestáveis e vos conhecem a todos; que as aulas são mais interessantes e não custam tanto a passar; que os professores são mais afáveis e se preocupam verdadeiramente convosco, com a vossa aprendizagem e o vosso bem-estar.

É muito bom saber que o esforço que nós, professores, fazemos diariamente - cada um em particular mas também no colectivo -, se sublima nesse orgulho que sentem pela EPED e no gosto recente que alguns de vós adquiriram pela escola e pelo estudo.

Por isso, e porque não gosto de ver elogios guardados a sete chaves nas gavetas do esquecimento, não podia deixar de referir aqui, neste nosso cantinho, o quão orgulhosa fiquei quando, na 3ª feira passada, vos entreguei a ficha de exercícios de preparação para o teste e todos - sem excepção! - começaram a resolvê-la, concentrados e silenciosos! Tanto que, a certa altura, completamente baralhada, até me questionei se teriam ficado a pensar que a ficha também era para resolução individual e avaliação!

Continuem assim! :)

quarta-feira, maio 10, 2006

Células Eucarióticas - Animais e Vegetais


A célula representa a mais pequena porção de matéria viva que possui capacidade de auto-duplicação. As células eucarióticas possuem um núcleo verdadeiro, bem delimitado e protegido por uma membrana nuclear. Por serem constituídas por muitos organelos membranares, são estruturas mais complexas do que as células procarióticas.

Célula Eucariótica Animal



Membrana Plasmática - Fronteira que separa o interior celular do exterior, controlando as entradas e saídas de várias substâncias. (Tatiana)

Citoplasma - Espaço intracelular entre a membrana plasmática e a nuclear.
É preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluida, denominada hialoplasma. Dentro deste, estão suspensos os organelos celulares. (Sílvia)

Retículo Endoplasmático - Estruturas membranares, dobradas sobre si mesmas, e que podem possuir, na sua superfície, pequenas partículas denominadas ribossomas. A principal função dos retículos endoplásmáticos rugoso (com ribossomas) e liso (sem ribossomas) é, respectivamente, a síntese proteica e a síntese de lípidos e hidratos de carbono.

Mitocôndias - Centro do processo respiratório da célula, onde ocorre a síntese de energia (ATP). (Paula Amaral)

Aparelho de Golgi - Centro de armazenamento de substâncias sintetizadas pela célula (proteínas, hidratos de carbono, lípidos, etc.), as quais são transportadas em pequenas vesículas. (Daniela)

Lisossomas - Organelos que têm como função a degradação de materiais provenientes do meio extracelular, assim como de componentes celulares envelhecidos. (Gonçalo)

Peroxissomas - Pequenas vesículas membranosas que se formam no retículo endoplasmático liso e participam na formação de água oxigenada, cujo excesso será destruído pela catalase. O peróxido de hidrogénio elimina agentes nocivos, como o etanol, e mata alguns microrganismos. (Andreia)

Centrossomas - Estruturas microtubulares, constituídas por centríolos, que se espiralizam durante a divisão celular e que têm a função de originar novas células. (Pipa)

Núcleo - Estrutura celular onde se encontra a informação genética que será transmitida às novas células. É composto por nucleoplasma, nucléolo, membrana nuclear e poros nucleares. (Li)

Flagelos e Cílios - Organelos de locomoção da célula e que se encontram na sua superfície celular. Os cílios são curtos e aparecem em maior número, enquanto os flagelos são mais longos e, nalguns casos, surgem isolados.


Célula Eucariótica Vegetal

http://www.cientic.com/imagens/celvegetal1.jpg


Parede Celular - Estrutura fina de revestimento externo, dotada de resistência, que confere protecção e sustentação à célula. (Gi)

Plasmodesmos - Microtubos que atravessam as paredes celulares, criando pontes citoplasmáticas de alimentação da célula. (Rute)

Clorosplastos - Organelos de estrutura laminar, presentes nas células das plantas e algas. São ricos em clorofila e responsáveis pela cor verde das plantas uma vez que é nos cloroplastos que se realiza a síntese de ATP e a fotossíntese. (Tiago)

Vacúolos - Organelo presente nas células animais e vegetais mas nestas em grande número e com uma dimensão superior, podendo ocupar uma grande percentagem da célula. Tem como função a sustentação da célula e funciona como um reservatório de suco vacuolar, que contém água, sais, pigmentos, açúcares, etc. (Paula Trindade)

O Blog da Turma 57

Este blog está, oficialmente, inaugurado!

Ambiciona-se que venha a ser um espaço activo de partilha de ideias e de publicação de pequenos textos e fotografias referentes às disciplinas de Química Aplicada, Análises Químicas e Física e Química, todas leccionadas pela Prof. Bárbara, bem como de pequenos nadas que decorram do quotidiano inusitado de uma sala de aula.

Vamos começar? :)


Ana, Cláudia, Daniela, Pipa, Gi, Gonçalo, Li, Paula Amaral, Rute, Sílvia, Tatiana, Tiago, Tita, Cinda, Paula Trindade e Andreia.

Porque razão os ursos brancos se dissolvem bem em água?
Porque são polares! :)