quarta-feira, maio 10, 2006

Células Eucarióticas - Animais e Vegetais


A célula representa a mais pequena porção de matéria viva que possui capacidade de auto-duplicação. As células eucarióticas possuem um núcleo verdadeiro, bem delimitado e protegido por uma membrana nuclear. Por serem constituídas por muitos organelos membranares, são estruturas mais complexas do que as células procarióticas.

Célula Eucariótica Animal



Membrana Plasmática - Fronteira que separa o interior celular do exterior, controlando as entradas e saídas de várias substâncias. (Tatiana)

Citoplasma - Espaço intracelular entre a membrana plasmática e a nuclear.
É preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluida, denominada hialoplasma. Dentro deste, estão suspensos os organelos celulares. (Sílvia)

Retículo Endoplasmático - Estruturas membranares, dobradas sobre si mesmas, e que podem possuir, na sua superfície, pequenas partículas denominadas ribossomas. A principal função dos retículos endoplásmáticos rugoso (com ribossomas) e liso (sem ribossomas) é, respectivamente, a síntese proteica e a síntese de lípidos e hidratos de carbono.

Mitocôndias - Centro do processo respiratório da célula, onde ocorre a síntese de energia (ATP). (Paula Amaral)

Aparelho de Golgi - Centro de armazenamento de substâncias sintetizadas pela célula (proteínas, hidratos de carbono, lípidos, etc.), as quais são transportadas em pequenas vesículas. (Daniela)

Lisossomas - Organelos que têm como função a degradação de materiais provenientes do meio extracelular, assim como de componentes celulares envelhecidos. (Gonçalo)

Peroxissomas - Pequenas vesículas membranosas que se formam no retículo endoplasmático liso e participam na formação de água oxigenada, cujo excesso será destruído pela catalase. O peróxido de hidrogénio elimina agentes nocivos, como o etanol, e mata alguns microrganismos. (Andreia)

Centrossomas - Estruturas microtubulares, constituídas por centríolos, que se espiralizam durante a divisão celular e que têm a função de originar novas células. (Pipa)

Núcleo - Estrutura celular onde se encontra a informação genética que será transmitida às novas células. É composto por nucleoplasma, nucléolo, membrana nuclear e poros nucleares. (Li)

Flagelos e Cílios - Organelos de locomoção da célula e que se encontram na sua superfície celular. Os cílios são curtos e aparecem em maior número, enquanto os flagelos são mais longos e, nalguns casos, surgem isolados.


Célula Eucariótica Vegetal

http://www.cientic.com/imagens/celvegetal1.jpg


Parede Celular - Estrutura fina de revestimento externo, dotada de resistência, que confere protecção e sustentação à célula. (Gi)

Plasmodesmos - Microtubos que atravessam as paredes celulares, criando pontes citoplasmáticas de alimentação da célula. (Rute)

Clorosplastos - Organelos de estrutura laminar, presentes nas células das plantas e algas. São ricos em clorofila e responsáveis pela cor verde das plantas uma vez que é nos cloroplastos que se realiza a síntese de ATP e a fotossíntese. (Tiago)

Vacúolos - Organelo presente nas células animais e vegetais mas nestas em grande número e com uma dimensão superior, podendo ocupar uma grande percentagem da célula. Tem como função a sustentação da célula e funciona como um reservatório de suco vacuolar, que contém água, sais, pigmentos, açúcares, etc. (Paula Trindade)

49 Comments:

At sexta-feira, outubro 13, 2006 6:00:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu queria apenas agradecer essas pessoas pelo esxelente resumo da metéria!!

 
At sábado, fevereiro 17, 2007 10:20:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pessoal muito obrigada !!!!
Através dessa publicação de vocês, resolvi o meu trabalho.
É objetiva e se encaxa no que eu precisava.
Valeu !!!!

 
At sexta-feira, março 16, 2007 12:51:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Galera muito obrigado!
Foi com esse rezumo que consegui estudar e ter um ótimo rezultado para as minhas provas!
Brigadão!!

 
At sexta-feira, março 23, 2007 1:46:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Vcs são d+.
Esse é exatamente o meu trabalho!

 
At terça-feira, março 27, 2007 12:49:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eu queria agradecer
mais minha pesquisa naum fikou totalmente completa pois precisava das diferenças entre as duas..
mais mesmo assim ja valeu pois ja da pra ter uma ideia

 
At terça-feira, março 27, 2007 4:59:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

VALEU
ERA TUDO O QUE PRESCISAVA
AGORA ANOTEI ATE O ENDEREÇO DE VCS

 
At terça-feira, março 27, 2007 10:38:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Adorei o trabalho de vcs, era o que precisava.
Obrigada.
Narcisa

 
At sexta-feira, abril 13, 2007 2:29:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito obrigado...voces me salvaram!!!Eu fiz o meu trabalho de ciencias graças a vocês!era exatamente o que eu precisava agora vou entregar segunda feira o meu trabalho prontinho...valeu mesmo me ajudaram com a minha nota de escola

 
At quinta-feira, abril 19, 2007 3:56:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O vosso blog está o máximo!!! Ajudaram-me a completar o meu trabalho de biologia. Bgd.

 
At sábado, abril 21, 2007 6:10:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

vocês escrevem tudo errado, resultado não éom z é com s, excelente, nãoé só com x, é com xc, dãã

 
At quarta-feira, dezembro 05, 2007 12:55:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

muito obrigado; graças a este resume fixemos o trabalho de biologia e tiramos bons resultads!
Rita Gonçalves

 
At quarta-feira, dezembro 05, 2007 12:57:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

lol

 
At quarta-feira, março 05, 2008 11:20:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nossa! meu pai Quimico e coordenador de 3 cursos de quimica , elogiou o site e ele está me ajudando ;) e bastante veio ;)

 
At segunda-feira, março 10, 2008 6:22:00 da tarde, Blogger Unknown said...

Era exatamente o que eu estava procurando... bem resumido, muito bem explicado.
obrigado

 
At quinta-feira, maio 08, 2008 12:43:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O site de vcs eh ohtimo mas...
tem coisas q vcs não tem!!!

 
At domingo, junho 01, 2008 1:31:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

muito obrigada vocês me ajudaram muito meu trabalho foi o melhor da sala BJUSS

 
At quinta-feira, março 05, 2009 2:50:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

nossa ainda bem que se encontra pessoas dispostas a ajudar isso ajudou-me muito muito obrigado

 
At sexta-feira, março 06, 2009 11:08:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nossa muito bem elaborado esse resumo!!adorei!

 
At sábado, março 07, 2009 4:14:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Amei estas respostas, pois veio se encaixar corretamente em meu trabalho de Biologia,do ensino médio.Obrigada e boa sorte.07/03/2009

 
At segunda-feira, março 16, 2009 6:45:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

gostaria de ter imformaço~es de como fazer uma celula eucariotica animal comprodutos do diaadia ficaria muito agradecida pelaresposta.

 
At quarta-feira, abril 22, 2009 1:16:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

cade o mesossomooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooooooooooooo
ooooooooooooooooooooooooooo?????
???????????????????????????????
???????????????????????????????/
falto eleee!!!
aff povim chatoooo
precisoo delee
bota aiii

 
At quarta-feira, abril 22, 2009 10:47:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

gotei muito da forma como foi resumido o conteudo, só acho deveria termais imagens ilustrativas-no casa dos organelos ceclulares

 
At terça-feira, maio 05, 2009 5:36:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

obrigada por ajuda continuem asim parabems

 
At quinta-feira, julho 30, 2009 5:17:00 da tarde, Blogger C.R.F said...

UFA ATE Q ENFIM ACHEI O Q EU PROCURAVA


GOSTEI DESSE SITE!!!!!

ME SALVOU

 
At sexta-feira, julho 31, 2009 3:38:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

vc's me salvaram!!!
só cpnsegui fazer quqndo vii o site.
muito obg..aff

 
At quarta-feira, setembro 09, 2009 7:30:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tudo que eu queria encontrar para meu trabalho de ciencias,vou tirar nota alta facil,facil............

 
At quarta-feira, setembro 09, 2009 7:35:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...
mano,tudo que eu precisava........
tirar nota 10em ciencias.......

2:-) vejam que desenho forma de lado.......

 
At quarta-feira, setembro 09, 2009 7:43:00 da tarde, Anonymous Janaina said...

c]:-), (:o3, }i[, 2:-)
tambem sei fazer desenhos e achei a pesquisa sobre celulas legal................

 
At quarta-feira, setembro 09, 2009 7:45:00 da tarde, Anonymous Dayne Lima said...

ese site devia fazer um concurso desses desenhos...

 
At sexta-feira, setembro 25, 2009 3:09:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

so faltou a diferença entre os doiis mas mtoo obrigadoo ...vlw

 
At terça-feira, novembro 03, 2009 12:52:00 da manhã, Blogger joao ricardo said...

valeu ajudou muito

 
At quarta-feira, março 10, 2010 6:21:00 da tarde, Anonymous Carlaa pabline said...

Hj tenho um trabalho de biologia a faxer e esse site me ajudou muiito cm meu trabalho e para a manhaa AFF' beeijos ;* gosteeii me salvou!! <3

 
At domingo, abril 11, 2010 12:30:00 da manhã, Anonymous monica said...

tbm gosteii muiito,é um beloo resumoo,meu trabalho ficou bom..obrigadaa pelaa ajudaa

 
At quinta-feira, setembro 02, 2010 6:47:00 da tarde, Anonymous THAYNA said...

NOSSA MT OBRIGADO POR ESSE TRABALHO SEI QUE É MT ANTIGO MAIS ME AJUDOU MT NA MATÉRIA DE CIÊNCIAS EU ACHEI Q/ EU ESTAVA SEM SOLUÇÃO EM CIENCIAS MAS GRAÇAS A V6 MT OBRIGADO!!!!!
THAYNÁ LOPES MARTINS SILVA
RESTINGA, 02 DE SETEMBRO DE 2010
RESTINGA-SP

ADORUH V6 BJUS OBRIGADO

 
At quinta-feira, setembro 02, 2010 7:22:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Obrigada THAYNÁ :)
Foi um prazer poder ajudar-te.
Este blogue já está inactivo há algum tempo mas é bom saber que continua a ser útil.
Bom estudo!

 
At sábado, outubro 16, 2010 2:04:00 da manhã, Anonymous vaquim said...

poh .... cade as eucariotas , faltaram elas , preciso mt , se não vo me dar mal. Sera quepodem me ajudar ??

 
At sábado, outubro 16, 2010 2:06:00 da manhã, Anonymous trol said...

eu sou um trol, sou um abovado, esse site não serve para nada , vcssão uns bostas querem dar uma de biologos mais não sabem de nada ! sou um trol, laálálálalalaá.......

s vai tomar no cú 2

 
At sábado, outubro 16, 2010 2:09:00 da manhã, Anonymous trol said...

fffffffffffffffffffffffffffffffffff

ddddddddddddddddddddddddddddddddddd

ppppppppppppppppppppppppppppppppppp

nossa esse site me essitou quando vi ele eu dei umagovada ,ahsuahuhaus

bati uma punhetinha , i vo bater outra agora
uhhuhuh
ahaha


que delicia ,

ta quase


aihh

que bom


huuuu gozei !

 
At segunda-feira, outubro 18, 2010 6:31:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

NOSSA V6 DEVERIAM USAR EXEMPLOS MAIS FACEIS DE MODELAR...............................................APROVEI O CONTEUDO POREM MORTAR ESSAS CELULAS EM MASSINHAS DE MODELAR É
FODA....

 
At sexta-feira, outubro 29, 2010 2:13:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

OBG, FOI MUITO ÚTIL!!!

 
At sábado, fevereiro 12, 2011 11:03:00 da tarde, Anonymous bruna said...

vosseis são muito inteligente


eu queria ser vosseis



brena

 
At sexta-feira, fevereiro 25, 2011 7:49:00 da tarde, Blogger Unknown said...

Oi galera.
O post é bem bacana, me ajudou bastante. Mas eu queria dizer que no começo do texto a um pequeno erro: "A célula representa ->a mais pequena <- porção de matéria viva". Que isso, galera?! Se diz 'Menor', não 'mais pequena'.
Não me levem a mal. Abraços!

 
At quinta-feira, março 24, 2011 6:08:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito bom, é pena nao falarem sobre as celulas aucarioticas fungos.

 
At sábado, junho 04, 2011 2:27:00 da tarde, Blogger Hayalla said...

obrigada mesmo vcs são inteligentes pra caranba troca de lugar com migo na hora da prova só assim pra mim tirar um 10 no caso um 1000 obrigado mesmo

 
At quarta-feira, junho 15, 2011 9:19:00 da tarde, Anonymous Vinícius said...

Muito Bom, me ajudou muito!

 
At terça-feira, agosto 09, 2011 4:46:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

obrigado por ter criado essa pasta........

 
At terça-feira, agosto 16, 2011 1:19:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

me salvo porra, valeeeu

 
At segunda-feira, novembro 07, 2011 9:03:00 da manhã, Anonymous Vanessa said...

Muito obrigado por esta informação!

 
At segunda-feira, novembro 14, 2011 1:55:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eu adorei m ajudou a esquematizar um pouco minha celula vegetal precissa melhorar um pouco esse blog

 

Enviar um comentário

<< Home


Number of online users in last 3 minutes


Ana, Cláudia, Daniela, Pipa, Gi, Gonçalo, Li, Paula Amaral, Rute, Sílvia, Tatiana, Tiago, Tita, Cinda, Paula Trindade e Andreia.

Porque razão os ursos brancos se dissolvem bem em água?
Porque são polares! :)