quinta-feira, junho 01, 2006

Medições de pH


Numa das últimas aulas de laboratório, procedemos à caracterização do pH de alguns produtos
alimentares e de higiene.

Primeiramente, utilizámos o papel indicador de pH. Esta fita, que se vai desenrolando, encontra-se empregnada numa mistura de substâncias químicas indicadoras e possui uma cor amarelada. Ao ser mergulhada numa solução, adquire uma tonalidade que depende da concentração dos protões existentes na solução, ou seja, do seu pH. Por comparação visual directa, é possível saber-se em que gama de pH se encontra a solução em análise.


Seguidamente, utilizámos dois medidores electrónicos de pH. A vantagem destes aparelhos é a precisão que nos garantem, desde que bem calibrados. Por essa razão, foi necessário proceder previamente à calibração dos mesmos com duas soluções-tampão, uma de pH 4 e outra de pH 7.


Os aparelhos electrónicos são compostos por um par de eléctrodos ligados a um medidor capaz de medir pequenas diferenças de potencial, da ordem dos milivolts. O valor do potencial obtém-se através da medida de potencial que um eléctrodo de vidro adopta ao ser mergulhado numa solução.


Ambos os turnos conseguiram, de forma relativamente autónoma, calibrar os aparelhos e efectuar as várias medições através da interpretação dos manuais de instruções.


3 Comments:

At quinta-feira, junho 01, 2006 10:37:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

olha eu, o Tiago e a Li tao empenhados a tentar perceber as instruções do medidor de pH em inglês... mas até correu bem, pois, ficou muito bem calibrada, todos os valores deram certo, menos o do piri-piri caseiro [é muito potente =P]
Beijos para todos

 
At terça-feira, junho 06, 2006 8:12:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a mão que tem dado muito trabalho a descobrir de quem será é muito provavel que seja a minha:))) ass: Andreia
ah!como descobri?facil...pela marca que tenho no pulso da mão direita e poque tinha a mão esquerda inchada naquele dia:)))bjos pa todos

 
At terça-feira, junho 06, 2006 9:03:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desvendado o mistério da dona das mãos da 2ª fotografia! ;)

Se é a sua, Andreia, estava mesmo com a mão inchada :-/

Bjs da Stôra Bárbara

 

Enviar um comentário

<< Home


Number of online users in last 3 minutes


Ana, Cláudia, Daniela, Pipa, Gi, Gonçalo, Li, Paula Amaral, Rute, Sílvia, Tatiana, Tiago, Tita, Cinda, Paula Trindade e Andreia.

Porque razão os ursos brancos se dissolvem bem em água?
Porque são polares! :)