Medições de pH
Numa das últimas aulas de laboratório, procedemos à caracterização do pH de alguns produtos alimentares e de higiene.
Primeiramente, utilizámos o papel indicador de pH. Esta fita, que se vai desenrolando, encontra-se empregnada numa mistura de substâncias químicas indicadoras e possui uma cor amarelada. Ao ser mergulhada numa solução, adquire uma tonalidade que depende da concentração dos protões existentes na solução, ou seja, do seu pH. Por comparação visual directa, é possível saber-se em que gama de pH se encontra a solução em análise.
Seguidamente, utilizámos dois medidores electrónicos de pH. A vantagem destes aparelhos é a precisão que nos garantem, desde que bem calibrados. Por essa razão, foi necessário proceder previamente à calibração dos mesmos com duas soluções-tampão, uma de pH 4 e outra de pH 7.
Os aparelhos electrónicos são compostos por um par de eléctrodos ligados a um medidor capaz de medir pequenas diferenças de potencial, da ordem dos milivolts. O valor do potencial obtém-se através da medida de potencial que um eléctrodo de vidro adopta ao ser mergulhado numa solução.
Ambos os turnos conseguiram, de forma relativamente autónoma, calibrar os aparelhos e efectuar as várias medições através da interpretação dos manuais de instruções.
3 Comments:
olha eu, o Tiago e a Li tao empenhados a tentar perceber as instruções do medidor de pH em inglês... mas até correu bem, pois, ficou muito bem calibrada, todos os valores deram certo, menos o do piri-piri caseiro [é muito potente =P]
Beijos para todos
a mão que tem dado muito trabalho a descobrir de quem será é muito provavel que seja a minha:))) ass: Andreia
ah!como descobri?facil...pela marca que tenho no pulso da mão direita e poque tinha a mão esquerda inchada naquele dia:)))bjos pa todos
Desvendado o mistério da dona das mãos da 2ª fotografia! ;)
Se é a sua, Andreia, estava mesmo com a mão inchada :-/
Bjs da Stôra Bárbara
Enviar um comentário
<< Home